A importação coletiva consiste no compartilhamento de um container entre diversos empreendedores, para armazenagem e transporte dos produtos adquiridos com diversos fornecedores, dispensando a necessidade de um único empreendedor importar da China produtos em uma quantidade suficiente para justificar os custos de um container individual.
Diante de um mercado cada vez mais competitivo, todos os empreendedores buscam diversas formas para reduzir custos, melhorar a qualidade de seus produtos, bem como oferecer uma maior variedade e até mesmo conseguir disponibilizar ao mercado, o quanto antes, aqueles produtos mais desejados do momento e que podem gerar um grande volume de vendas em um curto espaço de tempo.
Uma alternativa interessante é a importação de produtos chineses, por conta do seu baixo custo possibilitando alcançar boas margens de lucro.
Porém, muitos empreendedores, diante da compreensão equivocada de que para importar é preciso trazer um container inteiro, acabam desconsiderando essa opção por acharem que esse processo será inviável para os seus orçamentos.
Se você chegou até aqui, você realmente está interessado em encontrar alternativas para realizar importações da China e alcançar boas margens de lucro e o aumento da competitividade de seu negócio.
O que é importação coletiva?
A importação coletiva torna cada vez mais viável e próxima a relação comercial entre MEIs e PMEs e fornecedores chineses, ao possibilitar aos empreendedores a realização da importação em quantidades menores de acordo com a necessidade e capacidade do orçamento de cada um.
Trata-se de um processo sustentado por containers compartilhados que possibilita a diversos empreendedores armazenarem e transportarem os produtos adquiridos até o País de destino sem a necessidade de realizarem compras em uma quantidade que justifique os custos de um container individual.
Por não possuírem cargas suficientes para um container inteiro, estes empreendedores optam por esse caminho baseado na consolidação de encomendas de diversos importadores em um único container, favorecendo a obtenção do baixo custo do frete marítimo, uma vez que se paga apenas o valor proporcional ao metro cúbico que será utilizado.
Porém, é preciso salientar que existem, além dos custos variáveis, que sofrem alterações de acordo com o volume/quantidade das mercadorias como o frete, a armazenagem e os impostos, os custos fixos, que independem do volume e do valor das mercadorias, como os serviços do despachante aduaneiro e a utilização do Siscomex.
Como posso importar da China através da importação coletiva?
Para você que é MEI ou PME e que deseja ter a primeira experiência em importar produtos da China através de processos eficientes, transparentes, seguros e dentro da legalidade, conte com as soluções da Importa Coletiva.