Pular para o conteúdo

MEI Pode Realizar Importações De Produtos Da China?

    Não há impedimentos para que o MEI realize importações de produtos da China, por obter um CNPJ, também é possível ao microempreendedor individual solicitar a habilitação no Radar/Siscomex. Porém é preciso estar atento a algumas limitações da categoria.

    Muitas pessoas quando decidem empreender buscam, em um primeiro momento, o cadastro como MEI, diante do modelo simplificado de tributação, das facilidades para formalizar a empresa e obter o CNPJ, além de benefícios como o direito à previdência social.

    Formalizar a empresa e obter um CNPJ, possibilita aos empreendedores maior acesso aos produtos vendidos no atacado que oferecem preços mais competitivos quando comprados em quantidades maiores.

    Porém, dependo do segmento de atuação, a variedade desses produtos é muito limitada fazendo com que diversos microempreendedores acabem oferecendo ao mercado produtos muito similares tanto em atributos como em custos, levando-os a competirem por preços.

    Entrar em uma competição por preços, visando conquistar um maior número de clientes para manter ou aumentar seu volume de vendas e a sua fatia de mercado não é uma boa ideia.

    Essa guerra comprometerá a sua competitividade e o crescimento sustentável de sua empresa. Ao reduzir o seu preço, além de sacrificar as suas margens de lucro, você atrairá apenas os clientes mais sensíveis aos preços e não aos benefícios que a sua marca, produto/serviço pode oferecer, dificultando a fidelização, uma vez que eles trocarão facilmente a sua marca por uma concorrente com um preço mais baixo.

    Nesse artigo você poderá conhecer um pouco mais sobre a Importação para o MEI e os benefícios de importar da China. Esses conteúdos serão abordados nos seguintes tópicos:

    • Importação de produtos chineses, uma boa alternativa
    • MEI pode importar produtos da China?
    • Fique atento!
    • É MEI e quer realizar importações de produtos da China?

    Importação de produtos chineses, uma boa alternativa

    Diante desse cenário, é fundamental a qualquer empreendedor buscar alternativas que ofereçam maior qualidade com custos reduzidos, além de agregar benefícios que sejam relevantes para o consumidor para alcançar a percepção de valor positiva e gerar experiências também positivas que favoreçam a construção de relacionamentos de longo prazo com esses clientes.

    Dessa forma, a importação de produtos chineses é uma boa alternativa para o empreendedor que deseja se destacar em um mercado cada vez mais competitivo,buscar reduzir custos e ao mesmo tempo oferecer ao mercado produtos de qualidade, uma vez que para a sustentabilidade de seus negócios o mais indicado é oferecer qualidade ao invés de competir por preços.

    Se você é MEI e chegou até aqui, com certeza você está em busca de soluções para alcançar tal qualidade com custos reduzidos para aumentar a lucratividade e a competitividade de seu negócio.

    MEI pode importar produtos da China?

    Não há impedimentos e nem valor mínimo para que o MEI realize importações, por obter um CNPJ, também é possível ao microempreendedor solicitar a habilitação no Radar/Siscomex e assim, regularizar as suas atividades de importação acima de US$ 3.000,00.

    É importante observar que o MEI só poderá realizar importações de produtos chineses que estejam de acordo com o segmento de atuação indicado pelo CNAE.

    Além disso, o microempreendedor poderá importar apenas produtos para vender diretamente para o consumidor final, não podendo realizar importações com o objetivo de atuar no setor atacadista.

    Mesmo diante da facilidade para formalizar a sua empresa e do modelo simplificado de tributação, o MEI não terá um processo de importação simplificado, este processo será o mesmo seguido por empresas de médio e grande porte.

    Para empreendedores de pequeno porte a melhor solução é optar pelas importações coletivas que possibilitam realizar a importação de acordo com a quantidade mais adequada ao seu bolso e para a sua demanda.

    Fique atento!

    É preciso ficar atento com a limitação sobre o faturamento anual que pode atuar como um empecilho para alcançar as margens de lucro ideais, bem como para o crescimento do negócio. Caso isso esteja ocorrendo, é hora de considerar a migração para outra categoria.

    Por fim, é necessário estar ainda mais atento ao planejamento e as simulações de custos de importações para verificar se ainda assim a importação de determinado produto da China continuará viável para o seu modelo de negócio e se este será relevante para o seu público-alvo.

    É MEI e quer realizar importações de produtos da China?

    Para você que é MEI e deseja ter a primeira experiência com importações de produtos chineses através de processos eficientes, transparentes, seguros e dentro da legalidade, conte com as soluções da Importa Coletiva.