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Como importar da China? 5 Passos para MEIs e PMEs importarem produtos chineses

    Assim como para as grandes empresas a importação de produtos chineses pode ser uma alternativa viável e que trará grandes vantagens para MEIs e PMEs como o acesso a produtos de qualidade, inovação e baixo custo que permitirá alcançar boas margens de lucro. Mas como funciona esse processo?

    Para muitos o processo de importação de produtos da China ainda parece ser um “bicho de sete cabeças” o que acaba impedindo o empreendedor de tirar esse projeto do papel.

    Um planejamento adequado e a correta execução de todo o processo de importação é fundamental para evitar contratempos que podem aumentar os custos e até mesmo levar a apreensão da sua mercadoria.

    Dessa forma, é recomendável contar com empresas que darão todo o suporte para a sua empresa durante todo o processo, desde a habilitação no Radar/Siscomex até a nacionalização e retirada no porto e entrega do seu produto, para que você possa concentrar toda a sua atenção em seu core business.

    Mesmo podendo contar com uma empresa para te auxiliar, se você chegou até aqui, com certeza está interessado em importar produtos da China e em saber como funciona o processo de importação.

    Nesse texto explicaremos para você como funciona esse processo em 5 passos que serão abordados nos seguintes tópicos:

    • Passo 1 – Ter um CNPJ ativo e solicitar a habilitação no Radar/Siscomex.

    Como Solicitar o Radar/Siscomex?

    • Passo 2 – Encontrar Fornecedores de Qualidade.
    • Passo 3 – Conhecer os Custos de Importação.
    • Passo 4 – Enviar o Pedido ao Fornecedor, Realizar o Pagamento da Invoice.
    • Passo 5 – Escolher o Modal de Embarque – Aéreo ou Marítimo, Seguro e Logística Internacional e Nacional e Desembaraço Aduaneiro.

    O sucesso de qualquer ação passa pelo estudo do mercado e desenvolvimento de um bom planejamento, seguido de sua correta execução. Dessa forma, antes de importar estude o mercado e entenda o segmento que deseja atuar.

    Defina os produtos e verifique quais são os preços praticados pelo mercado, tenha conhecimento dos custos de importação e das exigências dos órgãos reguladores e realize uma simulação adequada, além de identificar com maior precisão o potencial de margem de lucro.

    Se ainda assim, os produtos desejados continuarem oferecendo vantagens para você e para o seu público a importação pode ser viável.

    Nessa definição, leve em consideração produtos de segmento que você gosta ou aqueles em que você já atua para alcançar os resultados desejados.

    Passo 1 – Ter um CNPJ ativo e solicitar a habilitação no Radar/Siscomex

    Para a realização de importações empresariais, acima de US$ 3.000,00 (três mil dólares) e/ou que necessite de certificações de órgãos anuentes, dentro dos trâmites legais, é indispensável que você tenha um CNPJ ativo habilitado no Radar/Siscomex.

    O Radar/Siscomex – Sistema Ambiente de Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros – visa reunir e tornar disponível, em tempo real, todas as informações contábil, fiscal e aduaneira de empresas atuantes no comércio exterior, sendo uma importante ferramenta para o combate às fraudes, monitorando o comportamento e o limite de atuação.

    Dessa forma, para realizar importações empresariais, é preciso que a sua empresa esteja habilitada em alguma das modalidades a seguir:

    Habilitação Expressa – Possibilita a importação de até US$ 50.000,00 (Cinquenta mil dólares) por semestre.

    Habilitação Limitada – Possibilita a importação de até US$ 150.000,00 (Cento e cinquenta mil dólares) por semestre.

    Habilitação Ilimitada – Possibilita a importação acima de US$ 150.000,00 (Cento e cinquenta mil dólares) por semestre.

    Vale ressaltar que caso o importador, na modalidade expressa ou limitada, supere o valor de US$ 50.000,00 (para expressa) ou US$ 150.000,00 (para limitada) antes de 6 meses, o registro da Declaração de Importação ficará bloqueado sendo necessário realizar a solicitação de revisão da estimativa.

    Além disso, é importante estar atento à validade do Radar/Siscomex. A sua validade é de 6 meses, sendo renovada a cada operação ao registar a Declaração de Importação – DI no Siscomex.

    Porém, caso você não realize nenhuma operação dentro dos 6 meses a sua habilitação perderá a validade automaticamente, sendo necessário a solicitação de uma nova.

    Como Solicitar o Radar/Siscomex?

    A solicitação da habilitação no Radar/Siscomex pode ser realizada por você, sem custos no Portal Único Siscomex.

    Para isso, será preciso o e-CPF do representante legal da empresa, CNPJ da empresa requerente aderido ao Domicílio Tributário Eletrônico – DTE no eCAC e Certificado Digital A1 ou A3. Para as modalidades limitada e ilimitada pode ser necessária a apresentação de documentos comprobatórios de capacidade econômica e financeira.

    Caso tenha dificuldades ou queira evitar possíveis erros e contratempos é possível também contar com os serviços de um despachante aduaneiro para obter todas as orientações sobre todos os trâmites administrativos e burocráticos necessários.

    Passo 2 – Encontrar Fornecedores de Qualidade

    A busca por fornecedores é um dos passos fundamentais para o sucesso de sua importação, talvez o mais importante, pois serão eles os responsáveis por entregar exatamente aquilo que você comprou, evitando surpresas e pela qualidade do que você oferecerá aos seus clientes garantindo a satisfação e a fidelização dos mesmos.

    Essa busca pode ser feita através da internet em sites especializados que disponibilizam uma imensa variedade de fornecedores e produtos e em comparação com as outras opções o custo é mínimo.

    Porém, é preciso utilizar as ferramentas disponibilizadas pelos sites a fim de minimizar as incertezas quanto a qualidade e confiabilidade de seus produtos e do próprio fornecedor.

    Já com um bom orçamento disponível é possível investir em uma viagem para a China e visitar feiras como a Canton Fair para realizar pesquisa de produtos, conhecer as últimas novidades, fornecedores, seus produtos e preços e projetar os custos até o porto ou aeroporto local.

    Também é possível buscar empresas chinesas que realizam serviços de trading, realizando a busca por fornecedores, a avaliação da qualidade dos produtos e das instalações, mas que também exigirá um certo investimento além da confiança no serviço prestado.

    Outra opção é contar com os serviços de empresas brasileiras com infraestrutura na China para realizar a busca, a auditoria e o cadastro de bons fornecedores com produtos de qualidade contribuindo para o sucesso e a segurança das suas importações.

    Lembrando que é possível, dependendo do produto, realizar o pedido de amostras para analisar a qualidade e confirmar os demais atributos para ter a certeza da sua importação e evitar prejuízos. Mesmo sendo uma amostra, é preciso estar ciente de que você deverá pagar os custos de importação (Impostos + frete).

    Passo 3 – Conhecer os Custos de Importação

    Antes de qualquer coisa é importante frisar que quanto maior o volume de produtos importados menor será o seu custo unitário de importação uma vez que estes podem ser diluídos entre as unidades.

    Os principais custos de importação estão relacionados aos impostos. São eles, Imposto de importação – II, Imposto de Produto Industrializado – IPI, Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS, Programa de Integração Social – PIS e Contribuição para Fins Sociais – COFINS.

    Além desses impostos, é preciso verificar se o produto precisará de uma Licença de Importação – LI específica que será registrada no Siscomex, além de solicitar a habilitação no Radar.

    O custo varia de produto para produto de acordo com a sua aplicabilidade e suas características como o material de composição que são identificados na Nomenclatura Comum do Mercosul – NCM.

    É através da NCM que são identificados os impostos e valores que devem ser pagos, bem como a necessidade de alguma Licença de Importação específica.

    Dessa forma, o custo de importação pode ser definido pela soma do valor do produto, seguro, frete, despesas de importação e impostos.

    O custo unitário de importação pode ser de até 80% do valor unitário de compra do produto. Ao realizar uma simulação dos custos de importação é possível analisar se a importação e comercialização do produto escolhido será viável ou não.

    Passo 4 – Enviar o Pedido ao Fornecedor, Realizar o Pagamento da Invoice

    Após identificar os melhores fornecedores, realizar simulações de custos para verificar a compatibilidade com o seu orçamento disponível, bem como o potencial de margem de lucro e ter certeza sobre a qualidade dos produtos que deseja importar, é hora de enviar o pedido ao fornecedor.

    Nesse momento, será gerado por ele a Proforma Invoice e a preparação do seu pedido será iniciada.

    A Proforma Invoice é um documento, com caráter informativo e não fiscal ou tributário, para formalizar e registrar a intenção de compra e venda com todas as informações detalhadas que foram acordadas entre você e o seu fornecedor. Ela é fundamental para o fechamento de câmbio em casos de pagamento antecipado, para a emissão de uma carta de crédito ou para a geração de uma Licença de Importação – LI prévia.

    Esse documento apresentará informações necessárias para o desenvolvimento da fatura comercial definitiva.

    A Commercial Invoice formaliza as operações de compra em uma empresa do exterior, equivalente a Nota Fiscal brasileira, comprovando a realização da exportação. Nela estão presentes todos os dados da Proforma Invoice, do embarque e demais informações necessárias para o despacho aduaneiro.

    Para realizar o pagamento ao fornecedor o mais indicado é realizá-lo através de corretoras de câmbio ou através de um canal bancário para que toda essa transação esteja adequadamente formalizada, possibilitando a sua comprovação e legalização da carga, evitando o risco de pagar multas.

    Passo 5 – Escolher o Modal de Embarque – Aéreo ou Marítimo, Seguro e Logística Internacional e Nacional e Desembaraço Aduaneiro

    Para escolher o modal de embarque mais adequado, é preciso considerar o tempo e o orçamento disponível, bem como o potencial de margem de lucro do produto.

    Isso porque, o modal aéreo tem um custo muito mais elevado, porém, o seu transit time China – Brasil é de até 7 dias, enquanto o modal marítimo possui um custo menor, porém o seu transit time é de aproximadamente 40 dias.

    Dessa forma, para muitos produtos o modal aéreo pode reduzir e muito a sua margem de lucro ou até mesmo tornar a importação do produto desejado inviável.

    Para que seja viável, além de um bom potencial de margem de lucro, os itens devem ter um volume menor para serem importados em grandes quantidades possibilitando uma boa diluição desse custo. Se você busca, ao importar da China, além de produtos de qualidade e inovadores, alcançar margens de lucro mais altas, o mais indicado é optar pelo modal marítimo.

    Seguros e Logísticas

    Chegou o momento de transportar a sua carga, para isso, é preciso definir como será a logística internacional – transporte da fábrica até o porto, logística nacional – do porto até a sua empresa, bem como a contratação do seguro internacional e nacional para evitar prejuízos com danos ou até mesmo a perda da carga.

    Seguro

    Ao contratar tanto o frete internacional quanto o frete nacional, você não pode esquecer de solicitar a contratação do seguro para as suas cargas e verificar o que esse seguro cobrirá.

    Diante de uma viagem tão longa, China – Brasil, além do transporte internacional, fábrica – porto ou fábrica – armazém do agente de cargas – porto e do transporte nacional, porto – sua empresa, imprevistos podem ocorrer gerando prejuízos para a sua empresa.

    É muito importante contratar o seguro internacional e o seguro nacional, com cobertura completa para acidentes, avarias e roubo, para que dessa forma, a sua importação de produtos da China esteja mais protegida.

    Vale ressaltar a necessidade da contratação do seguro nacional, uma vez que o seguro internacional tem validade até a chegada e desembarque da sua carga ao porto de destino.

    Logística internacional

    Durante a realização do pedido ao fornecedor, também é preciso definir como será realizado o transporte da sua carga da fábrica até o porto, ou seja, o frete internacional.

    É nesse momento que entra em cena o agente de cargas e esse processo pode ser realizado de duas maneiras:

    – O agente retira o produto na fábrica enviando um container vazio, caso você tenha comprado em quantidade para um container inteiro, para a estufagem (carregamento do container) e lacração.

    – O fornecedor envia os produtos para o armazém do agente de cargas para que as suas mercadorias de diversos fornecedores sejam consolidadas e alocadas em um mesmo container compartilhado.

    Para formalizar o embarque é preciso que o agente de cargas emita o Bill of Lading – BL ou conhecimento de embarque marítimo, para transportes marítimos ou o Air Waybill – AWB, para transportes aéreos.

    Logística nacional

    Após o desembarque da carga no porto de destino, será preciso realizar a sua nacionalização para que ela seja liberada.

    Para a sua retirada será preciso que o frete nacional já tenha sido contratado para agilizar esse processo, evitar que os gastos diários pela permanência da sua carga no porto aumentem e você a receba o quanto antes.

    Se você realizou a importação de um container inteiro, será preciso solicitar no momento da contratação que a transportadora devolva o container ao porto de origem.

    Se a sua importação foi realizada através de containers compartilhados, fique tranquilo, não haverá a necessidade de solicitar essa devolução uma vez que ao chegar ao porto de destino todas as encomendas são retiradas do container e armazenadas nos armazéns da Receita Federal e serão transportadas até a sua empresa em baús da própria transportadora.

    Procure contar com transportadoras especializadas e como já citado anteriormente, é fundamental para a segurança das suas cargas solicitar a contratação do seguro nacional.

    Despacho e desembaraço aduaneiro

    Em todos os processos de importação a sua mercadoria só será entregue para você após o despacho aduaneiro.

    Trata-se de um processo que consiste no registro da conclusão da conferência aduaneira através da verificação da exatidão dos dados que foram declarados por você – importador – em relação à sua mercadoria importada, dos documentos apresentados e da legislação específica e deve ser realizado por um despachante aduaneiro.

    Nesse momento ele providenciará o registro da Declaração de Importação – DI para que você faça o pagamento dos impostos e a fiscalização de sua mercadoria tenha início.

    Essa DI passará pelo processo de parametrização definida por canais de conferência que podem ser:

    Canal verde: é registrado o desembaraço automático da mercadoria, dispensando a análise documental e física da mercadoria.

    Canal amarelo: é solicitada a análise documental e caso não haja irregularidades é dispensada a análise física da mercadoria.

    Canal vermelho: a mercadoria só será desembaraçada após a análise documental e física das mercadorias.

    Canal cinza: Visando a verificação de indícios de fraude, principalmente sobre o preço da mercadoria declarado, será realizada a análise documental e física da mercadoria, além de procedimento especial de controle aduaneiro.

    Vale ressaltar que nos dois primeiros canais de conferência, caso o auditor fiscal da Receita Federal identifique indícios de irregularidades ou informações incompletas na DI, ele poderá solicitar a análise física ou documental.

    Por fim, finalizada a conferência e com o desembaraço aduaneiro concluído, para a retirada e transporte da sua mercadoria será preciso emitir o DANFE referente a entrada da importação. Esse processo será de sua responsabilidade – importador – utilizando as informações presentes na Declaração de Importação – DI, na Invoice e nas guias de pagamentos de impostos.

    É muito importante lembrar que na emissão do DANFE, essas informações devem ser adicionadas em português, assim como os valores investidos que devem ser convertidos para o Real considerando a cotação do Dólar na data em que o desembaraço foi realizado.

    Como encontro uma empresa que me auxilie em todo o processo de importação da China?

    Se você precisa realizar importação de produtos da China e quer o auxílio de uma empresa para um processo mais eficiente, transparente e sem preocupações para que você consiga focar em seu core business, conte com a Importa Coletiva.