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Como Aumentar a Competitividade do Meu Negócio? – 5 Dicas Que Contribuirão Para Elevar a Competitividade Sustentável da Sua Empresa!

    Diante de um ambiente cada vez mais competitivo e dinâmico no qual as empresas estão inseridas, conseguir se destacar entre tantos concorrentes, conquistar, manter e até mesmo aumentar a sua fatia de mercado de forma a garantir a sustentabilidade de seus negócios, torna-se um grande desafio.

    Para conquistar um espaço no mercado e na mente do consumidor não basta apenas ter um bom produto com preços adequados.

    É preciso ir além, conhecer profundamente o seu público e focar na construção de relacionamentos de longo prazo com seus clientes, oferecer produtos com valor agregado de acordo com o que é relevante para quem os consumirá, tornando positiva a relação custo/benefício.

    É fundamental ter uma cultura voltada para inovação, ou seja, buscar por melhorias constantes em seus processos, produtos e serviços realizando modificações para obter maior eficiência e melhor atender aos desejos e necessidades do mercado.

    Investir na construção de uma estrutura adequada que favoreça o desenvolvimento e a motivação dos funcionários contribuirá para os melhores resultados ao mesmo tempo que possibilitará atrair e reter os melhores profissionais.

    Além disso, é preciso investir em soluções para aumentar a produtividade do seu negócio e contar com bons fornecedores, uma vez que eles serão indispensáveis para a qualidade do que você entregará ao mercado e decisivos sobre a sua capacidade de disponibilizar os seus produtos no momento desejado.

    É importante destacar que não existem fórmulas prontas para aumentar a competitividade do seu negócio, cada empresa tem um contexto diferente.

    Nesse artigo serão apresentadas a definição de competitividade empresarial e cinco dicas que devem ser praticadas continuamente para contribuir com o aumento da competitividade do seu negócio. Esses conteúdos serão abordados nos seguintes tópicos:

    • O que é competitividade empresarial?
    • 1. Conheça bem o seu público-alvo procure encantá-lo através de cada ação.
    • 2. Agregue valor e não entre em uma guerra de preços.
    • 3. Seja Inovador e afaste seu negócio da obsolescência.
    • 4. Aumente a produtividade do seu negócio, invista em soluções tecnológicas acessíveis e na motivação e desenvolvimento de sua equipe.
    • 5. Encontre bons fornecedores e construa uma relação de parceria.
    • Como posso encontrar bons fornecedores e importar produtos da China?

    O que é competitividade empresarial?

    A competitividade empresarial é a capacidade que uma empresa tem para continuar disputando com seus concorrentes por uma melhor posição no mercado.

    O monitoramento, análise e compreensão constante do ambiente interno da sua empresa, dos movimentos do mercado, da concorrência e das necessidades do público-alvo, bem como das mutações que essas necessidades podem sofrer com o passar do tempo, contribuirão para o desenvolvimento de estratégias e tomadas de decisões mais adequadas para alcançar a relevância desejada e uma posição de destaque no seu segmento de atuação.

    Isso possibilitará que você atue no mercado de maneira proativa e não reativa, antecipando tendências e prevendo o comportamento dos concorrentes.

    Dessa forma, uma empresa competitiva é aquela que busca a melhoria contínua para que sempre esteja pronta para ter o melhor desempenho com os recursos disponíveis.

    Buscar o alcance de resultados melhores do que os anteriores, aperfeiçoar produtos, serviços e processos ou até mesmo desenvolver novas soluções e conceitos para melhor atender os consumidores, fidelizar clientes e atrair novos, desenvolver seus colaboradores e otimizar processos para aumentar a produtividade, são passos importantes para a sua empresa se destacar no mercado, continuar relevante e superar os concorrentes.

    Confira as 5 dicas que devem ser praticadas continuamente para contribuir com o aumento da competitividade do seu negócio para que ele se destaque da concorrência.

    1. Conheça bem o seu público-alvo procure encantá-lo através de cada ação.

    Todos concordam que o foco de uma empresa deve ser o cliente, em identificar e satisfazer as suas necessidades, garantir a melhor experiência em todos os pontos de contato com a marca e através disso, encantá-lo.

    Porém, isso não deve ficar apenas no papel, ou em um quadro que apresenta a missão, visão e valores de uma empresa, esse foco deve estar presente em cada ação de sua empresa, em cada decisão tomada e em cada produto ou serviço disponibilizado.

    Para alcançar esse encantamento é preciso analisar constantemente o mercado para compreender e atender as características e comportamentos do seu público-alvo, identificando quais são as suas dores e suas reais necessidades.

    Com isso, será possível disponibilizar produtos ou serviços com atributos adequados a essas necessidades para atender ou superar as suas expectativas.

    É preciso identificar e estar disponível através dos canais de distribuição mais adequados, disponibilizando a solução para o cliente, no momento certo e na quantidade adequada.

    Para isso, realize pesquisas de mercado, analise as informações obtidas através das interações destes consumidores com a sua empresa em seus ambientes físicos e/ou digitais e incentive, acolha, valorize e utilize as informações obtidas pela equipe de vendas para contribuir com esse processo constante.

    Fazendo isso, as chances de oferecer a melhor experiência ao consumidor e conquistar a fidelização desses clientes serão maiores.

    Lembre-se, diante de uma sociedade cada vez mais online, com consumidores que buscam cada vez mais por informações em sites de buscas e redes sociais antes de realizarem qualquer compra, um cliente satisfeito e encantado é uma poderosa fonte de divulgação e fortalecimento da marca, uma vez que o elogio ou crítica de alguém, que já utilizou seus produtos/serviços, sempre terá mais credibilidade.

    2. agregue valor e não entre em uma guerra de preços.

    Não entre em uma guerra de preços com a concorrência, ela destruirá suas margens e comprometerá a sustentabilidade do seu negócio. Nesse caso, uma grande participação de mercado, em volume de vendas, pode não ser sinônimo de lucratividade sustentável.

    Além de sacrificar as margens de lucros definidas e comprometer a manutenção do seu posicionamento de mercado e da competitividade da sua empresa, a guerra de preços dificultará a fidelização de seus clientes, uma vez que eles serão mais sensíveis aos preços e facilmente trocarão os seus produtos ou serviços por outros com preços menores.

    Trabalhar com uma margem de lucro muito baixa exigirá um esforço muito maior da sua equipe de vendas para, ao menos, conseguir atingir o ponto de equilíbrio contábil – PEC que representa a quantidade mínima de produtos vendidos e/ou o faturamento necessário para, pelos menos, pagar os seus gastos fixos e variáveis, ou seja, neste momento ainda não há lucro.

    Esse aumento no esforço de vendas ocorre diante da redução da margem de contribuição unitária que é obtida através da diferença entre o preço de venda e os gastos variáveis unitários e que contribuirá para pagar os gastos fixos.

    Dessa forma, é importante a adoção de ações que justifiquem e garantam a percepção de valor positiva para que as transações continuem acontecendo, mesmo diante do preço inferior de um concorrente, através da oferta de benefícios relevantes para estes consumidores.

    Para isso, como já citado no item anterior, é fundamental a correta compreensão de seu público-alvo para que seja possível disponibilizar ao mercado produtos ou serviços com atributos que atendam às suas reais necessidades e desejos, contribuindo para o sucesso de suas experiências com a sua empresa.

    O objetivo é atrair e manter aqueles mais sensíveis a qualidade através da construção de um relacionamento mais próximo e personalizado com seus clientes, identificando os atributos e valores que são relevantes para eles.

    A partir desse relacionamento e da identificação do que eles valorizam, é possível realizar ajustes para atender a essas preferências, necessidades e desejos, disponibilizando um produto ou serviço cada vez mais adequado ao segmento-alvo, possibilitando atender ou até mesmo superar as suas expectativas e gerar o encantamento.

    Com isso, as chances de você conseguir a fidelização e construir uma relação de longo prazo e de ganhos mútuos será muito maior.

    Ganhará o cliente com produtos ou serviços de qualidade com valor agregado e um atendimento personalizado, realizado por uma empresa que ele confia e por colaboradores que conhecem as suas preferências e necessidades.

    Ganhará a empresa com clientes cada vez mais rentáveis com o aumento do volume e frequência de compras, baixos custos básicos para atração de clientes, pois é menos custoso manter clientes do que buscar incessantemente por novos, além da realização de publicidade gratuita através da comunicação boca a boca positiva. 

    3. seja inovador e afaste seu negócio da obsolescência.

    Muitos confundem inovação com desenvolvimento tecnológico, porém a inovação não depende necessariamente da utilização das últimas soluções tecnológicas disponíveis para que aconteça.

    Uma empresa inovadora é aquela que está constantemente monitorando o mercado, realizando ajustes para sempre oferecer as melhores soluções para atendê-lo, ou seja, a inovação está no processo de transformar aquilo que já existe em algo cada vez melhor.

    Esteja atento aos ajustes ou alternativas possíveis para os seus processos, produtos ou serviços que permitirão atender com maior eficiência as necessidades dos seus clientes.

    Incentive e acolha reclamações, aprenda com os erros e com as dificuldades encontradas e relatadas pelos usuários e transforme ideias que não alcançaram o resultado desejado em algo melhor, realizando ajustes, correções e inovações em seus processos, produtos ou serviços através dos aprendizados obtidos para tornar a sua empresa mais ágil, eficiente e produtiva.

    Invista no desenvolvimento constante de seus colaboradores, envolva e incentive a participação deles no planejamento, valorizando suas ideias e opiniões, liberando o potencial criativo de cada um. Além disso, esteja atento as tendências do mercado para ter condições de transformá-las em realidade.

    Para isso, é preciso observar e compreender as mutações do ambiente em que a sua empresa está inserida, para que ela esteja preparada para atender a essas mudanças no comportamento do consumidor relacionadas a satisfação de suas necessidades e desejos, de comunicação e consumo que podem modificar e muito a forma de fazer negócios.

    4. aumente a produtividade do seu negócio, invista em soluções tecnológicas acessíveis e na motivação e desenvolvimento da sua equipe.

    Para aumentar a produtividade de seu negócio, além de contar com uma boa estrutura é preciso utilizar a tecnologia como aliada e contar com uma liderança que incentive o desenvolvimento constante, favoreça e valorize o melhor desempenho dos colaboradores.

    Se por um lado a inovação não depende necessariamente das últimas soluções tecnológicas para acontecer, por outro, a utilização de tecnologias acessíveis possibilita automatizar processos contribuindo ao torná-los mais ágeis e eficientes.

    Atualmente existem diversas soluções acessíveis que podem te auxiliar em diversas áreas como gestão, vendas, atendimento ao cliente, marketing digital, pagamentos e até em processos seletivos. Entre essas soluções é possível destacar o Olist e o Shopify para vendas e a Omie para gestão.

    Além disso, é preciso contar com colaboradores motivados, bem-preparados e alinhados aos objetivos de sua empresa.

    É função da liderança contribuir para uma estrutura que favoreça e incentive o desenvolvimento constante dos colaboradores e valorize as suas ideias e opiniões, bem como distribuir autonomia e responsabilidades deixando claro a importância de cada um para o sucesso do negócio, favorecendo o estímulo da motivação e do comprometimento com níveis mais elevados dos padrões de qualidade e produtividade.

    Uma boa estrutura e o investimento no desenvolvimento e na construção do bom relacionamento com seus colaboradores é fundamental para que seja possível atrair e reter os melhores profissionais, isso pode ser comprovado diante do esforço constante das grandes empresas para estarem presentes nos rankings das melhores empresas para trabalhar como o GPTW – Great Place to Work. Mesmo para você que ainda é MEI e pode contar apenas com um colaborador, cultive, desde já essa cultura de investir em seu autodesenvolvimento como também incentivar o desenvolvimento constante de seu colaborador, bem como dos futuros colaboradores que você terá com o crescimento de seu negócio.

    5. encontre bons fornecedores e construa uma relação de parceria.

    A construção de uma boa relação com bons fornecedores é fundamental para a oferta de valor superior para os seus clientes, uma vez que praticamente todas as empresas, para oferecerem algum produto ou serviço ao mercado, dependem do fornecimento prévio de algum insumo.

    Através dessa parceria é possível garantir o fornecimento de matéria-prima/serviços mais adequados às especificações desejadas, no prazo determinado, bem como garantir a oferta dos benefícios e a manutenção dos seus preços e da estabilidade do custo da oferta, podendo tornar-se uma fonte de vantagem competitiva.

    Insumos inadequados, fora dos padrões de qualidade desejados, bem como o atraso nos prazos de entrega podem comprometer a experiência de seus clientes com a sua marca.

    Esses insumos podem comprometer a qualidade do produto que não apresentará o desempenho esperado levando os seus clientes à frustração, uma vez que a percepção de valor se tornará negativa ao reduzir os benefícios e elevar os custos para esses consumidores.

    Além disso, o atraso nos prazos de entrega, por parte dos fornecedores, pode impossibilitar a participação da sua empresa no mercado, não permitindo que ela atenda às necessidades dos seus clientes no momento que eles desejam, abrindo espaço para os seus concorrentes assumirem posições mais consolidadas, comprometendo as suas condições de competição.

    Uma boa opção para obter produtos de qualidade e inovadores, de bons fornecedores dispostos as construir uma relação de parceria é a importação de produtos da China que além da qualidade oferecem preços competitivos que possibilitam ao empreendedor obter boas margens de lucro.

    A fama de que os produtos chineses não tinham qualidade, ficou no passado. Atualmente o País investe cada vez mais no desenvolvimento da indústria 4.0 com maior tecnologia e valor agregado, tornado seus processos produtivos mais eficientes e diante da imensa diversidade de produtos fabricados no País, é considerado por muitos como a “fábrica do Mundo” ocupando o posto de maior exportador mundial.

    Hoje em dia, é cada vez mais fácil lembrar de marcas chinesas que transmitem qualidade, design e inovação como a Xiaomi, Huawei e Lenovo, além da Shein que está, no segmento de vestuário, investindo pesado em sua divulgação através de grandes influenciadoras digitais brasileiras, comprovando o potencial do mercado no Brasil, bem como o interesse dos brasileiros por produtos chineses, seja pelos preços competitivos como pela qualidade oferecida.

    Como posso encontrar bons fornecedores e importar produtos da China?

    Para você que é MEI ou PME e que deseja ter a primeira experiência em importar produtos da China através de processos eficientes, transparentes, seguros e dentro da legalidade, conte com as soluções da Importa Coletiva.