Pular para o conteúdo

O que é Carga IMO? Qual a importância dessa informação para quem importa da China em container compartilhado?

    A importação de produtos da China em container compartilhado é o desejo de muitos micros, pequenos e médios empresários, porém, principalmente para essa modalidade, é preciso estar muito atento com as Cargas IMO.

    A importação de produtos da China é o desejo de muitos empresários que buscam constantemente por maneiras de aumentar as suas margens de lucro e se você está aqui, lendo este artigo, tudo indica que também está buscando por isso.

    Além disso, importar produtos chineses possibilita ao seu negócio oferecer aos clientes produtos inovadores que ainda não existem no Brasil e com qualidade superior se comparado às opções nacionais.

    Mesmo assim, muitos empresários ainda sofrem com os diversos obstáculos que encontram quando iniciam a sua pesquisa sobre como importar produtos da China, desde o excesso de burocracia e até mesmo por achar que a importação só é viável importando em quantidades que completem um container inteiro.

    O meu pedido para você é que não desista!

    A importação de produtos da China exige cuidados e atenção, mas não é impossível e as vantagens que o seu negócio conquistará valerão todos os esforços investidos para um processo eficiente, seguindo todos os trâmites legais.

    Para isso, você pode contar com empresas especializadas em serviços de assessoria de importação que estarão com você em cada etapa do seu processo e transportarão as suas cargas para o Brasil em containers compartilhados que permitirão que você compre em quantidades mais adequadas ao orçamento e às necessidades da sua empresa.

    Porém, antes de realizar a compra junto aos fornecedores chineses, um dos passos mais importantes no seu planejamento é pesquisar o código NCM dos produtos desejados para verificar a necessidade de Licença de Importação – LI ou se alguns ou até mesmo todos os produtos estão classificados como Carga IMO.

    Mas, o que é Carga IMO?

    Fique tranquilo! Neste texto explicaremos para você através dos seguintes tópicos:

    • O que é Carga IMO?
    • Classes de Carga IMO
    • Documentos e procedimentos exigidos para o transporte da Carga IMO
    • Qual a sua importância para a importação em container compartilhado?

    O que é Carga IMO?

    A sigla IMO significa International Maritime Organization e é utilizada para indicar uma Carga Perigosa.

    Essa indicação é feita seguindo os critérios de classificação da Organização das Nações Unidas – ONU, publicados na portaria nº 204/97 do Ministério dos Transportes, que consideram as características químicas e físicas presentes em um produto e que podem representar riscos à segurança, ao meio ambiente e à saúde das pessoas durante o seu transporte.

    Ela foi criada para promover a segurança marítima e a cooperação entre os portos ao definir regras técnicas para garantir os cuidados redobrados e prevenir acidentes como incêndios, explosões e vazamento de substâncias tóxicas.

    Classes de Carga IMO

    A Carga IMO apresenta diferentes classificações e tipos e é dividida em 9 classes.

    Classe 1 – Explosivos

    Classe 2 – Gases

    Classe 3 – Líquidos inflamáveis

    Classe 4 – Sólidos inflamáveis

    Classe 5 – Substâncias combustíveis e materiais oxidantes

    Classe 6 – Substâncias tóxicas (venenosas) e infecciosas

    Classe 7 – Materiais radioativos

    Classe 8 – Corrosivos

    Classe 9 – Mercadorias perigosas diversas

    Com o objetivo de facilitar o transporte e garantir a segurança de quem manuseará a carga, todas as Cargas IMO devem estar devidamente etiquetadas e identificadas com o IMDG code.

    Documentos e procedimentos exigidos para o transporte da Carga IMO

    Toda carga IMO deverá seguir todas as orientações presentes na Dangerous Good Regulation – DGR.

    Essas orientações envolvem a utilização de embalagens de alta resistência homologadas pela Diretoria de Portos e Costas – DPC, apresentação do código ONU, além das documentações que podem ser exigidas pelo armador e que devem ser providenciadas antes do embarque, caso contrário não será autorizado.

    Dentre as documentações que podem ser exigidas de acordo com as características de cada carga estão: o Material Safety Data Sheet – MSDS, Ficha de Emergência, Multimodal Dangerous Good Forms – MDGF e Ficha de Informação de Produto Químico – FISPQ.

    Qual a sua importância para a importação em container compartilhado?

    A decisão de autorizar o transporte da sua Carga IMO é exclusiva do armador que analisará a sua carga e as documentações apresentadas.

    Para o transporte em containers compartilhados essa análise tem um nível de rigidez ainda maior em um esforço para garantir a integridade dos demais produtos de outros diversos importadores que utilizarão o mesmo container.

    Nessa modalidade, muitos armadores podem recusar o transporte, elevando as dificuldades para que você consiga uma autorização de embarque.

    Diante disso, assim como citamos no início deste artigo, é fundamental, durante o desenvolvimento do seu planejamento de importação, que você pesquise o NCM do produto desejado para verificar se ele é classificado como carga perigosa.

    Com essa informação você poderá agir preventivamente e contar com empresas especializadas em assessoria de importação para verificar a possibilidade de aceitação dos armadores, evitar atrasos e custos mais elevados ou até mesmo a perda dos produtos.

    E caso esse produto, escolhido por você, apresente muitas dificuldades para ter o embarque aceito, você ainda terá tempo e dinheiro para buscar alternativas que não estão nessa classificação e que terão processos de importação menos burocráticos.

    Como encontro uma empresa que me auxilie em todo o processo de importação de Carga IMO da China?

    Se você precisa realizar importação de Carga IMO da China e quer o auxílio de uma empresa para um processo mais eficiente, transparente e sem preocupações para que você consiga focar em seu core business, conte com a Importa Coletiva.